terça-feira, 30 de agosto de 2011

O EFEITO ESTUFA E O CLIMA NA TERRA

Habilidades
Compreender as causas da intensificação do efeito estufa nocivo e compreender o seu significado em termos ambientais.
Conteúdo
1 - Compreender o efeito estufa em termos da diferença entre a energia recebida do Sol e a energia emitida pela Terra ao ser aquecida.
2 - Saber que a energia recebida do Sol é basicamente através da luz branca e a energia emitida pela Terra, devido ao seu aquecimento, é basicamente através da radiação infravermelha.
3 - Saber que a atmosfera é transparente à luz branca, mas relativamente opaca à radiação infravermelha.
4 - Saber que o que torna a atmosfera relativamente opaca ao infravermelho é o percentual de vapor de água e dióxido de carbono (gás carbônico) existente na atmosfera.
5 - Saber que a temperatura de um sistema depende do balanço entre a energia que ele recebe e a energia que ele emite.
6 - Compreender que o aumento de temperatura da Terra, devido ao efeito estufa nocivo , é consequência do aumento de gás carbônico na atmosfera.
Objetivos
Cumprir seu caráter educativo;
Levantar diversas questões sobre o problema do aquecimento global, de modo a tomarmos consciência do nosso papel diante de um quadro que pode se agravar.
Avaliação
Uma lista exercícios assim como sugestões para atividades experimentais simples são apresentadas neste módulo. A sua realização é de grande importância, pois o ajudarão na compreensão do tema tratado.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Uso das Tecnologias nas Escolas


Quem sou como professora e aprendiz
Eu como professora ....


Quem sou eu como professor e aprendiz? Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança. Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pMCK018C.jpgois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, o professor necessita estar o tempo todo interagindo com o mundo que o cerca, pois nesse novo contexto, educar deve ser, então, colaborar para que alunos estejam inseridos num processo permanente de aprendizagem. Devemos trabalhar de tal forma que o aluno seja capaz produzir conhecimento. Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para enfrentar esses e outros desafios que se seguirão.